A Escola Estadual de Ensino Médio Dom Júlio
Mattioli, instituída em 1970, inicialmente chamou-se Escola Normal e,
somente em 2003, através do Decreto nº 8.721 de 1º de outubro de 2003, foi
reconhecida como Instituição Oficial de Ensino pelo MEC. Recebeu este nome em
homenagem a um Padre italiano que veio para o Acre em 1942, foi consagrado o 2º
Bispo acriano em 1948 e viveu até 1962. Era um homem culto, inteligente, sabia
falar Português, Latim e Grego. Dedicou-se a preservação dos valores éticos e
cristãos; criou vários grupos e movimentos religiosos e sociais e gostava de
compartilhar a vida com gente simples e humilde, em especial, com os
seringueiros e ribeirinhos nas suas longas viagens de missionário. Tinha um
grande afeto por Sena Madureira e a chamava de “Terra Santa”.
Em seu primeiro ano de fundação, 1970,
a unidade de ensino funcionou no prédio do Instituto Santa Juliana, tendo como primeiro gestor o
professor Oto da Fonseca Viana e como secretária a professora Ciriná Barbosa da
Cunha. Tinha uma única turma de 18 alunos, com o Curso de Formação para o
Magistério, funcionando apenas no período noturno, com as disciplinas de Arte
Infantis, Educação Moral e Cívica, Psicologia Educacional, Filosofia da
Educação, Estatística Educacional, Sociologia Educacional, Administração
Escolar, Higiene e Puericultura, Educação Musical, Língua Portuguesa e
Literatura. Essa modalidade de ensino foi, posteriormente, oferecida nas escolas
Eliziário Távora e Fontenele de Castro.
Em 1985, a escola passou a oferecer o Curso
Científico, posteriormente denominado Formação Integral e, atualmente, Ensino
Médio. Nessa época funcionava ainda no 1º prédio, situado á Rua Padre Egídio,
no Centro. Em 2003, por orientação da SEEE e em acordo com a comunidade, o Curso
de Formação para o Magistério foi extinto.
A Escola Dom Júlio Mattioli, atualmente, é
mantida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação e
Esporte. O novo prédio da Escola foi inaugurado em 1998 e está situado à
Avenida Brasil, nº 322, no Centro da cidade. Sua estrutura
organizacional está assim constituída: Gestor - Ricardo Ferreira de Lira; Coordenadora
de Ensino - Arlete da Silva Sampaio; Coordenadora Administrativa - Sebastiana
Almeida de Souza; Coordenadores pedagógicos do 1º turno - Raimunda Pantoja e
Irlan Nunes Sampaio; Coordenadores pedagógicos do 2º turno - Elza Alves de Sá e
Izabel Magalhães de Souza; e Coordenadora pedagógica do 3º turno - Giseuda Vieira Monteiro. Está dividida em: 1 sala para o Gestor, 14 salas de aulas, 1 sala para os professores, 1 sala de planejamento, 1 secretaria, 1 sala
de multimeios, 2 laboratórios de Informática, 1 sala de recursos, 1 biblioteca,
1 auditório, 1 quadra poliesportiva, entre outros ambientes. Atende,
atualmente, 1.700 alunos distribuídos nos três turnos e conta com um corpo
docente de 59 profissionais e 31 funcionários entre administração e apoio em serviços
diversos.
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