HISTÓRICO DA ESCOLA


A Escola Estadual de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli, instituída em 1970, inicialmente chamou-se Escola Normal e, somente em 2003, através do Decreto nº 8.721 de 1º de outubro de 2003, foi reconhecida como Instituição Oficial de Ensino pelo MEC. Recebeu este nome em homenagem a um Padre italiano que veio para o Acre em 1942, foi consagrado o 2º Bispo acriano em 1948 e viveu até 1962. Era um homem culto, inteligente, sabia falar Português, Latim e Grego. Dedicou-se a preservação dos valores éticos e cristãos; criou vários grupos e movimentos religiosos e sociais e gostava de compartilhar a vida com gente simples e humilde, em especial, com os seringueiros e ribeirinhos nas suas longas viagens de missionário. Tinha um grande afeto por Sena Madureira e a chamava de “Terra Santa”.
Em seu primeiro ano de fundação, 1970, a unidade de ensino funcionou no prédio do Instituto Santa Juliana, tendo como primeiro gestor o professor Oto da Fonseca Viana e como secretária a professora Ciriná Barbosa da Cunha. Tinha uma única turma de 18 alunos, com o Curso de Formação para o Magistério, funcionando apenas no período noturno, com as disciplinas de Arte Infantis, Educação Moral e Cívica, Psicologia Educacional, Filosofia da Educação, Estatística Educacional, Sociologia Educacional, Administração Escolar, Higiene e Puericultura, Educação Musical, Língua Portuguesa e Literatura. Essa modalidade de ensino foi, posteriormente, oferecida nas escolas Eliziário Távora e Fontenele de Castro.     
    Em 1985, a escola passou a oferecer o Curso Científico, posteriormente denominado Formação Integral e, atualmente, Ensino Médio. Nessa época funcionava ainda no 1º prédio, situado á Rua Padre Egídio, no Centro. Em 2003, por orientação da SEEE e em acordo com a comunidade, o Curso de Formação para o Magistério foi extinto.
A Escola Dom Júlio Mattioli, atualmente, é mantida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação e Esporte. O novo prédio da Escola foi inaugurado em 1998 e está situado à Avenida Brasil, nº 322, no Centro da cidade. Sua estrutura organizacional está assim constituída: Gestor - Ricardo Ferreira de Lira; Coordenadora de Ensino - Arlete da Silva Sampaio; Coordenadora Administrativa - Sebastiana Almeida de Souza; Coordenadores pedagógicos do 1º turno - Raimunda Pantoja e Irlan Nunes Sampaio; Coordenadores pedagógicos do 2º turno - Elza Alves de Sá e Izabel Magalhães de Souza; e Coordenadora pedagógica do 3º turno - Giseuda Vieira Monteiro. Está dividida em: 1 sala para o Gestor, 14 salas de aulas, 1 sala para os professores, 1 sala de planejamento, 1 secretaria, 1 sala de multimeios, 2 laboratórios de Informática, 1 sala de recursos, 1 biblioteca, 1 auditório, 1 quadra poliesportiva, entre outros ambientes. Atende, atualmente, 1.700 alunos distribuídos nos três turnos e conta com um corpo docente de 59 profissionais e 31 funcionários entre administração e apoio em serviços diversos.      



Sem comentários:

Enviar um comentário